Artigos

Artigo



Sabe quem é você?


Desde que nascemos somos um ser no meio do mundo em que a gente começa a observar e a conhecer, o meio externo e interno; desde então se cria uma personalidade, uma ideia de mundo e uma visão. A medida que passamos a conhecer, ser experimental nas coisas, passamos a nos tornar seres mutáveis. Modificamos a cada processo de conhecimento, auto conhecimento e aprendizagem é isso que nos faz diferente e a cada dia, mais uma etapa para nos conhecermos. Sigo a idéia que este fato é um paralelo, enquanto conhecemos o mundo e os saberes passamos também a nos conhecer. Somos reflexo das nossas ações nos causando o tempo todo re-ações. O que nos move a darmos um passo a frente é a coragem, a iniciativa, a vontade de dar este passo é no entanto nos conhecermos para saber nossos próprios limites. É o querer, o desejo de conhecer, a ideia de novas ideias.


O nosso convívio social se dá pela integração entre as pessoas, a comunicação, o aprender, é difícil tentarmos mostrar a alguém definitivamente quem somos o nosso rótulo ou título, sem antes nos conhecermos. É engraçado percebermos que nem nós mesmos temos a absoluta certeza de quem somos, cada ação depende da re-ação para que possamos descrever nosso comportamento. É ilusório dizer que teria  precisamente uma reação mediante a uma determinada ação. Toda re-ação depende de cada momento, hora, humor, lugar, depende do contexto em que estamos inseridos. As ações são manifestos mutáveis de acordo com o ambiente. O agir se difere a todo tempo.



Nossa essência é uma, mas com o tempo ela modifica, de acordo com o conhecimento do mundo. Ação e re-ação é mutável com o conhecer, com o aprender, o conviver. Já se perguntou quem sou eu? É fácil responder? Acho mais fácil responder isso de alguém do que de si mesmo. Olhar para dentro de si e admitir fatos (erros e acertos) é complexo, talvez medonho. Pensar quem sou, responder a si mesmo o que somos o que pretendemos na vida. As nossas regras, nós que impomos o que só por hoje preciso fazer ou não, Eu quem digo. O fato é: antes de tentarmos entender o mundo e as pessoas  precisamos nos descobrir, nos achar e nos entender. Se achar, se responder e descobrir a si próprio é a chave do sucesso pessoal.