segunda-feira, 19 de novembro de 2012

TORRE DE HANÓI NA PSICOPEDAGOGIA


TORRE DE HANÓI NA PSICOPEDAGOGIA

NO DIAGNÓSTICO
·         Pesquisa – tolerância;
·         Perda;
·         Facilidade ou não para resolver questões;
·         Percepção espacial;
·         Avaliação do nível cognitivo:  
Pré-operatório ( 2-7 anos) intuitivo global ou intuitivo articulado ou em transação de pré-operatório para operatório concreto visando dentro do manuseio da torre de Hanói se há ou não início das funções simbólicas, invenções imaginativas, incapacidade de resolver problemas, ausência de operações reversíveis.
 Operatório Concreto para o Operatório Formal (7-12 anos) inclusão lógica, aquisição de reversabilidade, resolução de problemas. Observando no jogar, o manuseio tátil, o desenvolvimento psicológico dentro do problema a ser resolvido.
·         Dificuldade de planejamento;
·         Rigidez de pensamento;
NO TRATAMENTO
·         Conhecimento;
·         Interação;
·         Construção;
·         Planejamento;
·         Solução de problemas;
·         Pensamento antecipatório;
·         Flexibilização de pensamento x rigidez;
·         Busca de novos sentidos;
·         Tolerar frustrações;
·         Organização e solução;
·         Foco;
·         Diminui a acomodação e melhora a produtividade;

Assim como em qualquer processo Psicopedagógico, o sujeito avaliado tem que ser sempre observado, pois em pequenas atitudes se há resposta em relação ao comportamento e aprendizagem. A ação e reação a qualquer elemento de pesquisa tanto do diagnóstico Psicopedagógico quanto no tratamento os JOGOS não podem ser apresentados de forma somente com intuito de lazer, mas elucidar a capacidade lúdica de cada jogo referente a cada linha de pesquisa do aprendente. Por exemplo: jogos de raciocínio lógico e concentração, jogos que melhoram o desempenho da capacidade motora, jogos que exigem percepção espacial e visual.
A psicopedagogia tende a verificar os processos de ensino-aprendizagem, as estratégias, as necessidades e as dificuldades da criança em relação ao aprender em seu meio. Portanto tais estratégias não podem ser desperdiçadas facilmente. Um bom diagnóstico Psicopedagógico é aquele que utiliza de meios teóricos, práticos e muita das vezes intuitivas para finalizar o diagnóstico.
É pensando na educação, seu processo e finalidade de formar o homem, fazendo dele autor de seus pensamentos e possuir autonomia de suas capacidades que juntos trabalhamos e acreditamos que vale a pena.”
                                                                                                                                                             Gisele Alves

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